O que aprendi em um ano de Wattpad

Olá.

Sim, faz tempo que não apareço por aqui. Esse blog sempre foi, para mim, meio que falar com as paredes. Nem sei se alguém o segue ainda, mas eu gostava de publicar meus textos só para ter onde publicar. Só para não engavetá-los de vez.

Então surgiram as plataformas de autopublicação online e eu transferi essa ânsia para lá. Fui viver um pouco no mundo lá fora, e, por causa dessa jornada, passei a ver os blogs com outro olhar, e voltei.



Agora pra ficar? Não sei, só sei que voltei cheia de histórias para contar.

E essas histórias começam, justamente, com as tais plataformas de autopublicação. Mais especificamente, com o Wattpad. Resumindo bem basicamente para quem não conhece, o Wattpad é um site internacional em que qualquer um pode publicar livros de sua autoria ou em domínio público (não pode publicar pdf de autor famoso/bestseller!), e as pessoas podem ler, comentar, votar nos capítulos, compartilhar trechos, seguir outros autores ou leitores, ver o que eles andam lendo, participar de concursos ou projetos... Dá pra fazer mesmo muita coisa por lá, mas a gente quebra a cara um pouquinho até se adaptar.

Se você for no meu perfil do Wattpad, vai ver que está lá que eu entrei em 2013, então o título desse post passa a não fazer muito sentido. De fato, quando eu cheguei no Wattpad, por indicação de uma amiga, aquilo lá era tudo mato.

Já havia mais movimentação no Wattpad gringo; eu publiquei uma ou outra obra em português, li uns manuais de escrita em inglês, escrevi um próprio, mas não sabia como chegar nos leitores (ou melhor, como fazê-los chegar em mim) de língua portuguesa. A parte de "clubes" do Wattpad, onde deveria haver maior interação, era toda em inglês — mas meus livros não, e eu não estava a fim de traduzir.

Desertei do Wattpad. Peregrinei por outras plataformas de publicação gratuita (Widbook, Nyah, Fanfiction.net, Spirit, etc.), e, sei lá por que cargas d'água, acabei voltando para o Wattpad. Ah, foi para publicar uma história que estava escrevendo com meus colegas de faculdade como personagens, para que eles puderem ler. Acabei não concluindo a história e retirando ela do site depois; mas então tive a ideia de postar Uma História Bárbara, que era meu trabalho preferido, um livro de 450 páginas no Word escrito em coautoria com uma amiga, e que estava desde 2010 mofando no fundo da gaveta.

Mas, dessa vez, eu ia fazer direito.

Isso foi mais ou menos em junho do ano passado. Foi quando mergulhei para valer na comunidade Wattpadiana e aprendi várias lições sobre o que fazer e o que não fazer que são úteis — creio eu — a qualquer um que esteja começando (ou não) a publicar por lá.

1. Leitores não caem do céu.

Você tem um livro superhipermegaultramasterblaster sensacional. Você quer conquistar os leitores, quer emocioná-los. Seu livro tem potencial para isso! Quem sabe quando você tiver milhares de leitores fanáticos, 50 fanfics e uma galeria de fanarts sobre a sua obra a senpai editora dos sonhos vai te notar!...


Você publica seu livrinho e atualiza o navegador. Atualiza. Atualiza. No campo de notificações, o mesmo som: cri, cri, cri. O que aconteceu, por que vocês não estão vindo? Não viram que a oitava maravilha do mundo acaba de ser publicada?

Não, ninguém viu, não. Ninguém te conhece por lá, amig@. Bem-vind@ ao maravilhoso mundo dos milhares de anônimos do Wattpad. Dificilmente virão espontaneamente até o livro de um desconhecido. Mas se Maomé não vai à montanha, a montanha vai até Maomé.

Prepare-se para ir à caça dos leitores, para fazer seu nome. Mas, para isso, a gente já tem que começar na apresentação do livro.


2. Aparência importa.






Não a sua, lindão/lindona; você sempre pode botar uma imagem fake na foto de perfil. Mas a aparência do seu livro importa sim, e muito. Galera diz para não julgar o livro pela capa, mas muita gente julga, sim. Muuuuuita, assim como te julgam pela aparência na entrevista de emprego (#sadstory, #truestory). A gente pode se indignar contra a forma que a sociedade é estruturada, mas isso não vai trazer muitos resultados práticos, então, quando o assunto é livros, o melhor que temos a fazer é se adaptar e dar uma atenção especial para a estética do bichinho.

Seu objetivo é um: atrair e prender a atenção de um leitor. Então você coloque a sua atenção em cinco elementos: título, capa, sinopse (ou descrição), categoria e tags. Falarei especificamente disso em outro post, para não alongar demais este aqui. Passemos à próxima constatação.

3. Propaganda é a alma do negócio.



Com o aspecto do seu livro bonitinho, agora você tem que fazer ele chegar nos leitores, tem que DIVULGAR, fazer propaganda adoidado. "Mas onde fazer isso, se você disse que não tem clubes pra língua portuguesa no Wattpad?" De fato, não tem no Wattpad

Mas tem no Facebook. Muitos: com ou sem regras de divulgação (sempre procure as regras ao entrar em um grupo!), com ou sem interação. Neles você pode compartilhar o link do seu livro, junto com uma imagem bonitinha, também chamativa, com uma citação do livro, um resuminho, ou várias outras formas sobre as quais falarei algum dia em um post dedicado exclusivamente à divulgação. Também é possível compartilhar o link da sua história em outras redes sociais, como o Instagram, o Twitter, o Pinterest, que se você souber usar bem, com a estrutura de tags, pode fazer seus posts obterem bastante retorno.

No Facebook, o meu grupo preferido para divulgar é o Wattpad Brasil, que não é só um depósito de links (como muitos grupos do tipo são), mas em que ocorre realmente uma interação, você conhece outros autores, outras obras, pode apresentar a sua de formas diferenciadas, enquanto discute questões da literatura e da escrita que te auxiliam no aperfeiçoamento das suas próprias obras... E isso já me puxa um gancho para o próximo assunto.

4. Wattpad é uma comunidade. 



Sabe aquele troço de "sozinho você pode chegar mais rápido, mas acompanhado, você vai mais longe"? Pois é, no Wattpad você não vai nem mais longe, nem mais rápido sozinho. Afinal, é você contra o mundo (de milhares de outros escritores anônimos que querem ser lidos). Mas se você se juntar com outros anônimos (ou nem tanto), e se ajudarem uns aos outros, sua Sociedade do Anel vai mais longe.

Uma vez que tiver entrado em um grupo de escritores, não seja um peso morto. E não tente apenas só atrair todas as atenções para si. Não vai funcionar, amiguinho. Qualquer comunidade só funciona se os membros atenderem cada um às necessidades dos outros, e com os grupos do Wattpad não é diferente. Leia os outros, vote e comente nas obras deles; você pode descobrir livros ótimos, e redescobrir a literatura nacional. 

(Não, ela não está morta, e nem em coma com os livros dos Youtubers. Talvez ela só não esteja morando no palácio das editoras, mas na "periferia" das plataformas de autopublicação).

Agora: não leia por obrigação (o autor consegue captar a falsidade ou sinceridade nos comentários) e não ajude esperando reciprocidade, porque nem sempre ela ocorrerá, e você pode se decepcionar. Mas às vezes você ajuda um aqui, vem outro e te ajuda ali. Cada uma faz o que pode e assim todos são beneficiados. E aos poucos você vai ficando conhecido. Sua obra também. Sim, gentileza pode gerar mais leitores, especialmente se ela não for feita com essa intenção.


5. Existe vida (e vida inteligente) no Wattpad. Você só precisa saber onde procurar.



Não, não estou falando dos livros de alta qualidade (em comparação com os muitos de qualidade duvidosa), embora tenha disso também. Estou falando da própria "comunidade" dentro do Wattpad que eu precisei encontrar procurando fora dele, nos grupos de Facebook (confuso, uh?).

Já falei que não tem clubes em português, mas BR que é BR sabe driblar essas coisas. Então tudo o que poderia ser feito em um clube acaba sendo criado pelos brasileiros em livros, ou projetos, ou "perfis" oficiais ou não de categorias. Você tem livros de concursos, entrevistas, resenhas, divulgações, conversa mesmo com o autor, premiações ao estilo do Oscar (sem falar do Wattys, uma premiação oficial anual que também merece post próprio outro dia), ranking, destaques, e muitas formas de ganhar visibilidade dentro do próprio site.

Inclusive esses concursos e resenhas até geram polêmica. Mas isso é assunto para outro dia.


6. Não faça aos outros o que não quiser que façam para você.

Ok, mentira, não foi no Wattpad que eu aprendi isso. Porque isso é uma lição PARA A VIDA, em todos os seus aspectos, e é pública pelo menos a uns 2000 anos (sim, alguns de vocês devem ter pegado a referência).

Mas no Wattpad tem umas coisas em especial que fazem o autor querer dar uma de Paola Bracho:


Então vamos às regras de convivência.


Opa. Não, não essas. Estas aqui:
  • NÃO, NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR divulgue o seu livro nos comentários do livro dos outros. Isso provoca ódio mortal por parte do escritor.
  • Não indique seu livro para alguém antes de ler o perfil dela e ver se ela aceita pedidos de leitura, e se lê o gênero do seu livro.
  • Se alguém estiver pedindo ou diz que gosta de ler romance, você não mande seu livro de terror (ou vice-versa, ou qualquer outra categoria que não foi pedida). É CHATO.
  • Não comece a ler o livro de alguém apontando todos os erros (seja de português ou estrutura ou enredo, ou o que for), a menos que a pessoa tenha pedido ou dado essa liberdade.
  • Não leia o livro dos outros como se você fosse o Tolkien ou o Stephen King analisando um novato.
  • Não incomode o autor para postar fora do ritmo dele. Ele tem vida própria, sentimentos, bloqueio (embora alguns não acreditem nisso), problemas pessoais, e o livro dele está ali de graça para você ler.
  • Se você é um autor desses que demora para atualizar, não reclame dos leitores que te abandonaram. Você tem liberdade pra demorar para escrever e postar, mas também tem que aprender a arcar com as consequências.
  • Não incomode o autor que vai retirar o seu livro pra colocar na Amazon ou publicar físico, especialmente se ele avisou antes e deu um prazo para vocês terminarem. O autor tem sonhos, esperanças, e, mais importante, contas a pagar. Coloque-se no lugar dele, e se não tem dinheiro para comprar o livro, e não teve tempo de terminar antes, bem, vá ler outra coisa. Wattpad tá cheio de livros esperando carinhosamente sua leitura.
  • Não peça comentários dos leitores se você não vai se dar o trabalho de responder.
  • Não chantageie os leitores, dizendo que só vai liberar o novo capítulo quando chegar ao número X de leituras ou votos. São grandes as chances de isso sair pela culatra.
  • Não denuncie o livro dos outros por ciúme.
  • NÃO SEJA ARROGANTE. Como autor, ou como leitor. Não gostou de ler? Largue o livro. Acha que viola alguma lei ou regra do site? Denuncie. Não gostou do comentário do leitor? Ignore.
E eu acho que era isso. Provavelmente aprendi mais coisas nesse um ano de intensa atividade no Wattpad, mas o post já está grande demais, com uma quantidade suficiente de gifs, e eu já o estou escrevendo a mais de uma hora. Quero ir comer.

Enfim, espero que tenham gostado do post de retorno, que ele tenha ajudado alguém, e fica o convite para seguir o blog, vou tentar postar mais regularmente, e coisas mais úteis que meus próprios textos (snif). Que vocês estão convidados para ler, inclusive, seja aqui no blog ou no meu perfil do Wattpad.

Agora fui, partiu jantar. Servidos?



(Até parece. Fiquem aí com essa ilusão, que provavelmente vai ser miojo mesmo).

Comentários

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, Lígia! ^_^ Vou fazendo mais posts sobre minha experiência no Wattpad, conforme tiver tempo... Acho que pode ser útil pra quem estiver começando.

      Excluir
  2. Li. Li correndo, rapidinho, mas li. E te agradeço pelo aprendizado! Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, eu que agradeço pela leitura! Espero que possa apreciar os novos posts também! ^_^

      Excluir

Postar um comentário